sábado, 16 de maio de 2009

Começam os debates para o II Congresso Nacional do PSOL

O II Congresso Nacional do PSOL será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto de 2009, em São Paulo. Mas os debates já vão começar, pois encerrado o prazo de inscrição de teses, 9 propostas foram inscritas,demonstrando o potencial de riqueza dos debates preparatórios e dos encontros municipais, estaduais e nacional. A Corrente Ação Popular Socialista apresentou a tese “Novos Tempos para o PSOL”, de número 6.

Nossa tese afirma que “O II Congresso Nacional do PSOL acontece em uma conjuntura diferente do Congresso anterior. As diferenças são substantivas e precisam ser reconhecidas pela nossa militância de modo a inserir corretamente o partido nesse novo contexto histórico. Para nós a crise ganhou centralidade e o desafio do PSOL está além da denúncia da brutal degeneração do petismo em seus aspectos éticos, morais, ideológicos, programáticos e organizativos.

Estes novos tempos da luta de classes mundial que se abre, exige do PSOL uma atitude à altura. Por dentro da crise estrutural do regime do capital assumir a condição de partido político dotado de capacidade para lidar com a crise, inclusive no espaço institucional, e assumidamente comprometido com a classe trabalhadora. Com o advento da crise, a conjuntura aqueceu e em nosso entender, quem se dissociar do debate sobre sua gestão ficará fora da política e tenderá ao isolamento. A conjuntura se acelerou e há no momento certa depuração histórica do que vem a ser o alinhamento esquerda e direita propiciando uma nova arena para a afirmação do PSOL como alternativa partidária da esquerda socialista [...]

Esperamos que nossa contribuição possa, em conjunto com os demais setores partidários, auxiliar o processo de construção do PSOL. Existe um espaço para o crescimento da forças de esquerda e dos socialistas na presente conjuntura, e para isso, conclamamos todos os segmentos partidários a cerrarem fileiras no processo de crescimento e construção partidária. Nossa unidade de ação e nossa participação no processo político nacional com propostas e projetos em defesa da classe trabalhadora e do povo, certamente garantirão ao PSOL um lugar especial junto aos corações e mentes de nosso povo.
Veja todas as outras teses inscritas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOCIALISMNO E LIBERDADE